Friday, December 29, 2006

Quem pode ser Teológo?

Esta é uma indagação que permeia a mente de qualquer seminarista: mas afinal de contas, o que é um Teológo?
Olha, eu sei que este é um terreno muito arenoso e perigoso de se trilhar, tendo em vista as polêmicas que giram em torno dete tema. No entanto, eu me arrisco a, humildemente, expor alguns pensamentos acerca disto.
Se formos pensar no termo técnico da palavra, Teólogo é todo aquele que conseguiu um alto grau (Mestrado e/ou Doutorado) nos estudos de Teologia (Ciência de Deus). Pois bem, esta é uma possibilidade de resposta. Não obstante, permita-me interpretar esta palavra por um outro ângulo.
Nas palavras de Leonardo Boff, Teológo é todo aquele consegue dar respotas Bíblicas aos problemas do dia a dia. Ou seja, aquele que consegue analisar a realidade contemporânea à luz da Palavra e dar soluções teórico-práticas ao caos social é também um Teológo.
O estudo de Deus está intimamente ligado ao estudo do homem e do seu habitat natural - A Terra. Não podemos falar em Deus sem falar da realidade concreta que nos rodeia. Portanto, "teologar" é meditar em Deus por meio de Sua Palavra estando ancorados em nosso momento sócio-terrestre buscando engajar-se na aplicação de medidas de tranformação.
É por isso que podemos dizer que a Teolgia que emana de uma leitura correta das Escrituras e da realidade concreta se faz denunciadora do caos social.
Assim, todo aquele que, com uma Bíblia (interpretando-a da forma correta) em uma mão e o jornal do dia na outra, pode ser um(a) teólogo(a).
Não estou dizendo que um é mais importante que o outro (O Teológo técnico e o Teológo popular). Na verdade os dois se complementam. Um necessita do outro. O técnico precisa da sensibilidade aplicativa do popular e este vive da pespicácia cognitiva do técnico.
Louvado seja o Senhor pela Sua diversidade de Dons!

2 comments:

Robinson said...

Segundo, prazer grande de passar pelo seu blog. Espero que continue sendo uma benção nas mãos de Deus.
Um abraço,
Robinson

MIMILLA said...

Querido irmão,
seus textos estão cada melhores.
A saudade bateu de maneira profunda nesse momento. Mas sei que Deus irá confortar nossos corações pela nossa distância física.
Amo você.
Waleska