Friday, December 29, 2006

Espiritualidade sem Deus?


É isto mesmo! É o que um Filósofo francês (não me recordo) está querendo mostrar em seu mais novo livro lançado no Brasil. Ele tenta comprovar que não precisamos de Deus para sermos felizes. Mas espera aí, isto é possível?
Bem, antes de responder eu quero dizer de ante mão que devemos desconfiar logo de início de um Filósofo que tenta construir a sua visão de mundo subtraindo Deus dela, pois como disse Santo Agostinho, a mente deste cidadão está anuviada (nublada), não conseguindo, portanto, interpretar o mundo e a realidade de forma plena.
Por Espiritualidade entenden-se como sendo o desenvolvimento da nossa vida como um todo - emocioal, social, espiritual e fisicamente falando. Ou seja, todo homem pode crescer em sua espiritualidade.
Não obstante, não podemos sequer imaginar que seja possível o homem vivenciar verdadeiramente uma espiritualidade saudável sem Deus.
O próprio Deus foi quem soprou em nós a vida (o fôlego natural) e quando nos salvou das trevas soprou em nós o Seu Espírito (o fôlego Espiritual); e Seu Espírito é quem energisa a nossa existência dando-lhe real sentido.
O Criador é o Autor da vida. Fora dele não pode existir vida no sentido mais profundo da palavra. A felicidade e o gozo consistem em conhecermos a Deus por meio de Seu Filho, e prosseguirmos neste conhecimento (relacionamento), sendo capacitados pelo Espírito para realizar isto.
Assim, sem Deus só existe desespero e angústia. O homem "natural" tateia buscando entender o mundo ao seu redor. Mas como disse João Calvino, este homem só consegue ter lampejos da verdade. O real sentido do universo é Seu Criador - Deus!

No comments: